Está sendo amplamente divulgado na mídia a decisão da OMC que favorece o Brasil na disputa do ALGODÃO com os Estados Unidos.
Mas como definir uma planta tão complexa e misteriosa?
O Boston News Bureau publicou uma definição muito interessante (e divertida)...
ALGODÃO é o sobretudo de uma semente que é plantada e cultivada em grande parte do globo terrestre com a finalidade de manter os produtores em dificuldades financeiras e os industriais atormentados. A fibra varia de coloração e peso e o homem encarregado de avaliar esta variação é chamado de classificador pelo público em geral, de idiota pelo produtor e de péssimo empresário por seus empregadores.
O preço do algodão é fixado em Nova Iorque e sobe na bolsa quando você vendeu e desce quando você acabou de comprar. Um comprador trabalhando a serviço de um grupo de fiações foi enviado a Nova Iorque com o intuito de avaliar o mercado de algodão, e após alguns dias de observação mandou a seguinte mensagem a seus patrões: "Algo subirá de preço e algo terá seus preços deprimidos. Assim como eu. Qualquer decisão que tomem estará errada. Hajam imediatamente!"
Algodão é plantado na primeira chuva, penhorado ao longo da safra e abandonado no campo a época da colheita. Existem outras definições mas nenhuma mais exata do que esta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário